top of page

COMO GUARDAR O MEU VESTIDO? PENDURADO OU EM UMA CAIXA?

Atualizado: 23 de jan.


O vestido de noiva, ou um vestido de festa especial, demandam uma série de cuidados para o seu armazenamento.

Primeiramente, o seu vestido precisa estar limpo, ou seja, ele já foi enviado para uma lavanderia especializada em vestidos de noiva ou roupas de festas delicadas.

Quando o seu vestido retornar da lavagem, a primeira pergunta que você deve fazer é: devo pendurar meu vestido ou guardá-lo em uma caixa? E é claro, retire toda a embalagem de plástico que a lavanderia possa enviar. O plástico nunca deve ser usado no armazenamento pois não deixa o tecido "respirar".


Para decidir como armazenar o seu vestido, você deve considerar:


  1. O espaço no seu armário: Você tem espaço para armazenar um vestido de noiva ou festa no varão do seu armário? O varão tem altura suficiente? A caixa é a melhor escolha para a falta de espaço, e também para guardá-lo por longo prazo.

  2. Tipo de tecido: Verifique o tipo de tecido pois existem alguns tipos que não devem ser dobrados (e na dúvida fale com o fabricante)! As dobras podem deixar marcas nos tecidos, principalmente nos mais leves, como o cetim e a seda. Logo, no caso de vestidos leves e sem bordados, pendurar é a melhor opção.

  3. Peso do vestido: Caso seu vestido seja muito pesado, volumoso, ou cheio de bordados ou pedrarias, a melhor opção é guardá-lo dobrado em uma caixa. Se pendurá-lo, existe o risco do tecido esgarçar ou deformar com o peso.

Se vc for pendurar o seu vestido:


- Use capas fechadas de TNT (tecido-não-tecido) que é um material mais resistente e poroso, e que permite a ventilação;

- Não corte aquelas alças finas de tecido que vêm com o vestido, use-as para pendurá-lo, e dar apoio;

- Evite pendurar um vestido pelo ombro, pois o peso dele pode danificar tecidos delicados, como a renda, por exemplo.

Guardando seu vestido em uma caixa:


- A caixa onde o vestido será guardado precisa ser própria para armazenamento, ou seja, feita de materiais livres de ácido, durável e resistente a infiltração de luz;

- Ou embrulhar o tecido em TNT, que você pode comprar a metro em lojas de artesanatos;

- O tecido deve ser cuidadosamente dobrado (sem formar vincos). As dobras devem ser envoltas em camadas de papel sem ácido, de forma que as partes diferentes do vestido não se toquem;

- Detalhes como bordados, pedrarias ou pérolas também devem levar uma, ou mais camadas, do mesmo papel para não encostarem nas dobras de tecido;

- O mesmo é sugerido para o véu, que pode ser guardado na mesma capa ou caixa, mas sem contato com o tecido do vestido. Por último, a caixa precisa ser grande o suficiente para não apertar o vestido lá dentro.


Esses cuidados são fundamentais para preservar o tecido, e evitar que manchas amarelas possam aparecer. Assim como manchas de ferrugem que possam vir de bordados de predarias. De tempos em tempos, retire o vestido da caixa e deixe-o arejando por um ou dois dias (em cima da cama, por exemplo), mas sem contato direto com o sol. Depois repita todo o processo de dobras e cobertura de papel para guardá-lo novamente.

E tenha atenção redobrada se você mora em um lugar muito úmido!


Todas as dicas acima são recomendações para melhor preservar o seu vestido, mas não garantimos que manchas de guardado ou outras manchas possam, ainda sim, aparecer. Tenha em mente que tecidos delicados em cores claras possuem uma maior chance de amarelarem no longo prazo. Mas independente se você vai guardar o seu vestido, ou vai vende-lo, siga as nossas recomendações para minimizar esse risco.


Se você ja decidiu vender o seu vestido de noiva, a nossa sugestão é que você anuncie o seu vestido o quanto antes. Estilos, tecidos, e estilistas preferidos variam com o tempo, e o que pode ser desejado hoje, pode não ser tanto no futuro próximo. No entanto, mantenha todo os cuidados no armazenamento até que o vestido seja vendido. Te convidamos a conhecer o nosso site de desapegos da noiva, um market place especializado no mercado de noivas e festas, onde damos a oportunidade de você anunciar o seu vestido de noiva ou vestido de festa usado. Clique aqui e saiba mais como anunciar no Empório Lulu.



995 visualizações0 comentário
bottom of page