COMO GUARDAR O MEU VESTIDO? PENDURADO OU EM UMA CAIXA?


O vestido de noiva, ou um vestido de festa especial, demandam uma série de cuidados para o seu armazenamento.

Primeiramente, o seu vestido precisa estar limpo, ou seja, ele já foi enviado para uma lavanderia especializada em vestidos de noiva ou roupas de festas delicadas.

Quando o seu vestido retornar da lavagem, a primeira pergunta que você deve fazer é: devo pendurar meu vestido ou guardá-lo em uma caixa? E é claro, retire toda a embalagem de plástico que a lavanderia possa enviar. O plástico nunca deve ser usado no armazenamento pois não deixe o tecido "respirar".


Para decidir como armazenar o seu vestido, você deve considerar:

  1. O espaço no seu armário: Você tem espaço para armazenar um vestido de noiva ou festa no varão do seu armário? O varão tem altura suficiente? A caixa é a melhor escolha para a falta de espaço, e também para guardá-lo por longo prazo.

  2. Tipo de tecido: Verifique o tipo de tecido pois existem alguns tipos que não devem ser dobrados (e na dúvida fale com o fabricante)! As dobras podem deixar marcas nos tecidos, principalmente nos mais leves, como o cetim e a seda. Logo, no caso de vestidos leves e sem bordados, pendurar é a melhor opção.

  3. Peso do vestido: Caso seu vestido seja muito pesado, volumoso, ou cheio de bordados ou pedrarias, a melhor opção é guardá-lo dobrado em uma caixa. Se pendurá-lo, existe o risco do tecido esgarçar ou deformar com o peso.

Se vc for pendurar o seu vestido:

- Use capas fechadas de TNT (tecido-não-tecido) que é um material mais resistente e poroso, e que permite a ventilação;

- Não corte aquelas alças finas de tecido que vêm com o vestido, use-as para pendurá-lo, e dar apoio;

- Evite pendurar um vestido pelo ombro, pois o peso dele pode danificar tecidos delicados, como a renda, por exemplo.

Guardando seu vestido em uma caixa:

- A caixa onde o vestido será guardado precisa ser própria para armazenamento, ou seja, feita de materiais livres de ácido, durável e resistente a infiltração de luz;

- Ou embrulhar o tecido em TNT, que você pode comprar a metro em lojas de artesanatos;

- O tecido deve ser cuidadosamente dobrado (sem formar vincos). As dobras devem ser envoltas em camadas de papel sem ácido, de forma que as partes diferentes do vestido não se toquem;

- Detalhes como bordados, pedrarias ou pérolas também devem levar uma, ou mais camadas, do mesmo papel para não encostarem nas dobras de tecido;

- O mesmo é sugerido para o véu, que pode ser guardado na mesma capa ou caixa, mas sem contato com o tecido do vestido. Por último, a caixa precisa ser grande o suficiente para não apertar o vestido lá dentro.


Esses cuidados são fundamentais para preservar o tecido, e evitar que manchas amarelas possam aparecer.

De tempos em tempos, retire o vestido da caixa e deixe-o arejando por um ou dois dias (em cima da cama, por exemplo), mas sem contato direto com o sol. Depois repita todo o processo de dobras e cobertura de papel para guardá-lo novamente.

Tenha atenção redobrada se você mora em um lugar muito úmido!


#vestidodenoiva #casamento #noiva #cuidado #tecidodelicado

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo