top of page

Ano novo: hora da limpeza no guarda-roupas! Limpe, renove e desapegue!


Ao recomeçar um ano, nada melhor que fazermos aquela limpeza no armário e nos desfazermos de itens que foram acumulados, e não fazem mais sentido na sua vida atual. Boa parte das pessoas só usa 20% das roupas que possui. Isso mesmo, apenas 20%. Isso quer dizer que 80% das roupas penduradas e não usadas, só ficam ali, ocupando espaço. As roupas não usadas também significam dinheiro que você gastou que está estagnado! A grande verdade é que é muito difícil ter um armário perfeito e zerar as compras emocionais. No entanto, qualquer armário pode ter seu uso melhorado. Toda consultora de estilo diz que o seu armário precisa ser funcional. Tudo que está lá dentro, precisa estar cabendo ou ter potencial de uso. Com isso em mente, montamos um passo a passo para você fazer um detox do seu guarda-roupas de forma simples! Nada melhor que começar o ano novo circulando as energias, com o closet arrumado, organizado e em paz.


1 - Comece tirando as roupas e pertences dos armários e guarda-roupas. Se o tempo estiver curto, não jogue tudo em cima da sua cama de uma vez só! Vá fazendo aos poucos. Uma categoria por dia, ou por gavetas ou partes do seu closet. Não se esqueça dos sapatos, bolsas e outros acessórios.

2 - Desocupou? Hora de higienizar por dentro do armário antes de rearrumar as roupas que ficarão. Aspire e passe um pano úmido por dentro das gavetas e prateleiras.


3 - Agora sim, comece a triagem! Separe os itens por categoria, só assim você conseguirá quantificar e visualizar tudo o que tem.

Analise cada peça e pense quantas vezes ela foi usado nos últimos 6 meses, e veja o seu estado de conservação. Temos sempre a tendência de guardar uma peça de roupa pensando que sim, ainda vamos usá-la. E irão se passar mais 6 meses, e a coitada da peça continuará é pendurada no cabide. Isso acontece muito, principalmente quando estamos fora do peso e guardamos pensando que no futuro a peça irá servir, ou quando pagamos caro em um item, e dá aquela dor no coração de se desfazer. Quem nunca pensou assim?

Mas também não seja radical. Antes de sair tirando tudo, pense no exercício de olhar para aquele item tentando dar uma segunda chance. Novos looks, novas combinações, inserir uma terceira peça, fazer um ajuste, uma modificação. Será que assim, essa peça seria útil? Não tenha preguiça de experimentar item por item.

Agora separe as peças em 3 categorias básicas:


- Roupas que ficam: Roupas que você ama e usou com frequência nos últimos 6 meses. Essa pilha é a mais fácil de fazer.

- Roupas para ajustes: Tudo que você precisa ajustar para tornar aquela roupa funcional e coloca-la no time das "em uso". Abra a sua mente nos ajustes, o vestido longo/midi pode ser tornar um vestido curto. Aquele cinto com um furo a mais voltar a ser usado. Uma manga pode ser retirada ou incluída. Zíperes podem ser arrumados, e botões trocados.

Assim que terminar essa separação, leve as roupas para que os ajustes sejam executados o quanto antes. Lembrando que, roupas delicadas, peças de couro ou de grife devem ser ajustadas em lojas especializadas.


- Roupas que saem: Aqui vamos separar as roupas que já não fazem mais o seu estilo e que não serão usadas. Nessa categoria, você ainda vai separar os itens que podem ser vendidos, e os itens que serão doados. Hora da solidariedade e recuperar um dinheirinho gasto à toa!

Roupas que não serão vendidas mas que ainda podem ser usadas, podem ser doadas a asilos, casas de apoio, orfanatos e a pessoas carentes.

Para os itens que podem ser vendidos, veja brechós físicos e sites de desapegos online. Compare os percentuais a pagar nos sites para ver o que vale a pena, pois existe uma grande diferença na comissão cobrada entre alguns dos sites mais conhecidos. Outra opção é organizar um troca-troca com as amigas, ou até mesmo um bazar de venda com roupas delas também.

No nosso site de desapegos Emporio Lulu, além dos vestidos de noiva que ocupam um super espaço no seu armário, você também pode anunciar vestidos de festa (de qualquer comprimento), e acessórios de noiva e festa, como sapatos, bolsas e clutches, cintos, boleros e etc. Veja todos os nossos planos de anúncio aqui.

Ao rearrumar as roupas que ficam no armário, separe as gavetas e cabides por categoria, e lembre-se que o ideal é que todas as peças fiquem visíveis. Assim, você saberá tudo o que tem. Caixas transparentes e outro itens organizadores podem ser um bom investimento.


O ideal a partir da organização, é montar uma lista de compras de itens que você de fato pode precisar. As vezes, o que está faltando são camisetas básicas para combinar os seus looks, por exemplo. E não mais um vestido que compramos no impulso. Ao comprar uma nova peça, se pergunte se o item é realmente necessário, se faz parte do seu estilo, e se já combina com outros itens que já estão no seu guarda-roupa.


Sempre repense e tente usar o que você já tem.

Seu armário agradece e seu bolso também.

Boa limpeza!


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page