Continuando nossos post sobre cuidados ao guardar seu vestido! A primeira pergunta que você deve fazer é: devo pendurar meu vestido ou guardá-lo em uma caixa?

Para decidir, você deve considerar:

  1. O espaço no seu armário: Você tem espaço para armazenar um vestido de noiva ou festa no varão do seu armário? O varão tem altura suficiente? A caixa é a melhor escolha para a falta de espaço, e também para guardá-lo por longo prazo.
  2. Tipo de tecido: Verifique o tipo de tecido pois existem alguns tipos que não devem ser dobrados (e na dúvida fale com o fabricante)! As dobras podem deixar marcas nos tecidos, principalmente nos mais leves, como o cetim e a seda. Logo, no caso de vestidos leves e sem bordados, pendurar é a melhor opção.
  3. Peso do vestido: Caso seu vestido seja muito pesado, volumoso, ou cheio de bordados ou pedrarias, a melhor opção é guardá-lo dobrado em uma caixa. Se pendurá-lo, existe o risco do tecido esgarçar ou deformar com o peso.

Se vc for pendurar o seu vestido: Use capas fechadas de TNT (tecido-não-tecido) que é um material mais resistente e poroso, e que permite a ventilação. Não corte aquelas alças finas de tecido que vêm com o vestido, use-as para pendurá-lo. Evite pendurar um vestido pelo ombro, pois o peso dele pode danificar tecidos delicados, como a renda, por exemplo.

A caixa, por sua vez, precisa ser própria para armazenamento, ou seja, feita de materiais livres de ácido, durável e resistente a infiltração de luz. Ou embrulhar o tecido em TNT, que você pode comprar a metro em lojas de artesanatos. O tecido deve ser cuidadosamente dobrado (sem formar vincos).  As dobras devem ser envoltas em camadas de papel sem ácido, de forma que as partes diferentes do vestido não se toquem. Detalhes como bordados, pedrarias ou pérolas também devem levar uma, ou mais camadas, do mesmo papel para não encostarem nas dobras de tecido.  O mesmo é sugerido para o véu, que pode ser guardado na mesma capa ou caixa, mas sem contato com o tecido do vestido. Por último, a caixa precisa ser grande o suficiente para não apertar o vestido lá dentro.

Uma pensamento sobre DICA DO DIA: Como guardar o meu vestido? Pendurado em uma caixa?

  1. Olá! Gostei de tudo aqui! Vou continuar te seguindo!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *